Atividades Com Tecnologias para Adultos
Objetivos:
- Conceber uma proposta concreta de trabalho com tecnologias digitais destinada ao desenvolvimento da literacia digital de adultos, de acordo com as características e necessidades de um dos contextos em que trabalha à sua escolha.
- Explorar diferentes ferramentas digitais, nomeadamente as da Web 2
Relativamente ao documento "QUESTÕES ORIENTADORAS PARA EXPLORAÇÃO DE
ATIVIDADES, procuro responder exemplificando pela práticas. Assim,
A dinâmica de trabalho indicada na proposta de atividade selecionada pode
ser desenvolvida em grupo? E individualmente?
Foi criada uma disciplina na plataforma do centro de formação, onde se encontram anexadas um conjunto de materiais que funcionaram como complemento das sessões presenciais e das sessões síncronas. Todas as atividades desenvolvidas pelos formandos (trabalhos individuais e /ou em grupo, projeto final e reflexão crítica) se encontram na plataforma, na disciplina “A Biblioteca escolar e a Web 2.0”
Proporcionar oportunidades de trabalho
individual e em grupo, privilegiando propostas integradoras de carácter
prático, com a preocupação da ligação com os contextos de cada
escola/Agrupamento e as vivências profissionais, que apontem novos caminhos e
metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos, com os
professores e outras instituições socioeducativas.
Após o diálogo sobre a diferença entre a WEB 1.0 e a WEB
2.0, na plataforma construi um “Glossário”,
no qual, os formandos, em grupos de três a quatro elementos, referenciaram
termos ligados à WEB 2.0. Assim, aparece a 1.ª tarefa – “Vamos construir,
colaborativamente, um glossário com termos usados quando o assunto é Web 2.0.”
Tratou-se de uma tarefa não obrigatória e quem a executasse poderia fazê-lo
individualmente ou em grupo.
As ferramentas sugeridas são intuitivas, facilitando a sua integração na
dinâmica de trabalho ou vão exigir um trabalho de aprendizagem prévio?
O Google é um dos motores
de pesquisa mais poderosos; o domínio de algumas estratégias de pesquisa, bem
como o recurso a guiões potenciam a produtividade; de uma
forma geral, têm-se generalizado, quer no Ensino Superior, quer no Básico,
plataformas de gestão da aprendizagem que permitem, de forma mais ou menos
acessível, a disponibilização de conteúdos e actividades aos alunos e,
frequentemente, a colaboração. Foi feito uma pequena exploração à Plataforma
/Moodle desta formação
A proposta de atividade selecionada é suficientemente aberta para que possa
ser adaptada ao seu contexto e necessidades dos adultos com quem trabalha?
Nesta 1.ª sessão procedeu-se, ainda,
à apresentação do filme “How do you want to e-learn?”, o qual constitui um bom
ponto de partida para um reflexão conjunta sobre os diferentes tipos de
literacia presentes no dia-a-dia e na escola de hoje, fazendo uma analogia com
o contexto das escolas do passado. Se, noutros tempos, a aprendizagem estava
associada os bancos da escola e ao ensino formal, hoje aprende-se de diversas
formas, em qualquer momento e em qualquer lugar (inclusivamente na praia e
noutros locais associados ao lazer, com a generalização do uso de computadores
portáteis e as facilidades no acesso à Internet através de dispositivos
wireless). Neste contexto configura-se de grande interesse a
proposta desta acção de formação, como contributo para a actualização dos
percursos profissionais dos Assistentes Operacionais, parceiros fundamentais no
apoio ao bom funcionamento da Biblioteca Escolar, e como resposta eficaz e
adequada à necessidades da comunidade educativa.
A importância das aplicações do Google Aplicações do Google.
As aplicações Google dizem não apenas respeito aos Google Docs (edição de texto, folhas de cálculo/formulários e apresentações) mas também ao Calendário,entre várias outras que permitem desenvolver trabalho colaborativo de forma fácil a quem tiver uma conta . O Google Drive suporta diversos tipos de formatos de arquivo, como por exemplo, Microsoft Word, Microsoft PowerPoint (. PPT e PPTX.), Adobe Portable Document Format (. PDF), entre outros.O Google Drive traz integração com o Google+, pois adiciona suas fotos e vídeos do Google Drive em um álbum da rede social do Google, permitindo que o usuário compartilhe o material com seus amigos. Neste âmbito foi explicado pela formadora os passos a ter em conta para a criação de um Formulário, dentro do contexto das Bibliotecas Escolares, para os formandos que revelassem dificuldades.
O Google Drive (antigo Google Docs) nada mais é do que um pacote de aplicativo do Google e permite aos usuários criar e editar documentos online ao mesmo tempo, sempre colaborando com outros usuários em tempo real.
Os blogues são páginas de fácil edição que adoptam um conceito cronológico. São ferramentas de edição colaborativa, rápida e fácil de documentos.(nesta ferramenta alguns formandos quiseram partilhar os Blogues das suas Bibliotecas) Foi, ainda dado a conhecer diversas ferramentas que permitem disponibilizar apresentações bastante criativas, como PREZI, SLISHARE, SLIDEBOOM; Redes Sociais; Edição de Imagem e Animação (Hoje em dia é possível também recorrer a uma série de ferramentas online ou de software livre quer para realizar edição de imagem, quer para fazer banda desenhada e animação 3d – recurso das ferramentas Goanimate e Voki); Produção de livros eletrónicos – exploração de ferramentas como o issuu, o yudu, o myebook e o calameo que permitem o carregamento e armazenamento de ficheiros em pdf e a criação de códigos html incorporado, o Calibre dá-nos a possibilidade de gerar ficheiros .epub
PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE / FORMAÇÃO
https://www.dropbox.com/s/vcpsj1jlvt82d1b/Modelo-de-Planifica%C3%A7ao%20lidia.docx?dl=0.
Os blogues são páginas de fácil edição que adoptam um conceito cronológico. São ferramentas de edição colaborativa, rápida e fácil de documentos.(nesta ferramenta alguns formandos quiseram partilhar os Blogues das suas Bibliotecas) Foi, ainda dado a conhecer diversas ferramentas que permitem disponibilizar apresentações bastante criativas, como PREZI, SLISHARE, SLIDEBOOM; Redes Sociais; Edição de Imagem e Animação (Hoje em dia é possível também recorrer a uma série de ferramentas online ou de software livre quer para realizar edição de imagem, quer para fazer banda desenhada e animação 3d – recurso das ferramentas Goanimate e Voki); Produção de livros eletrónicos – exploração de ferramentas como o issuu, o yudu, o myebook e o calameo que permitem o carregamento e armazenamento de ficheiros em pdf e a criação de códigos html incorporado, o Calibre dá-nos a possibilidade de gerar ficheiros .epub
PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE / FORMAÇÃO
https://www.dropbox.com/s/vcpsj1jlvt82d1b/Modelo-de-Planifica%C3%A7ao%20lidia.docx?dl=0.
Exemplos da produção de trabalhos:
Formando Jorge Pina Figueiredo:
Formanda : AlziraTavares
http://poesiasdaalzira.blogspot.pt/2016/01/trabalho-realizado-em-folhas-de-eva.html#comment-formhttp://poesiasdaalzira.blogspot.pt/2015/05/hora-do-conto-o-medico-do-mar-com-os.html
Documentos da formação
https://www.dropbox.com/sh/b3di2sgovvxvpbs/AADtplgQJt30RfTWucWDvUfja?dl=0
Sem comentários:
Enviar um comentário